O fogão industrial é uma alternativa pensada, especificamente, para atender às necessidades de preparação intensa de pratos. Por isso mesmo, é uma das opções essenciais entre os equipamentos para restaurante.

Ainda assim, alguns negócios ainda não reconhecem o que ele tem a oferecer de tão positivo. Como a compra de equipamentos industriais afeta os resultados empresariais, é fundamental entender as características desse produto.

A seguir, veja quais são 4 vantagens de escolher um fogão industrial e compreenda como ele impacta o cotidiano do negócio.

1. A resistência ampliada diminui a necessidade de trocas ou reparos

Ao comprar equipamentos industriais, o objetivo é poder contar com eles durante o maior tempo possível, certo? A seleção de um modelo de fogão voltado para restaurantes oferece exatamente esse benefício.

Normalmente, as peças são feitas de aço galvanizado, latão, ferro fundido e outros componentes resistentes. 

O design é planejado para resistir a impactos e mesmo a pintura é diferenciada. Como o componente passará muito tempo sob altas temperaturas, isso faz diferença.

Assim, você tem a certeza de que o equipamento para restaurante não o deixará na mão de forma antecipada no meio de um serviço. Também é uma maneira de melhorar o retorno sobre o investimento.

2. A agilidade no preparo é essencial para o fluxo de trabalho

Outro ponto positivo do fogão industrial é que ele ajuda a diminuir o tempo necessário para o cozimento dos produtos. Ele é fabricado, especificamente, para gerar chamas mais potentes e confiáveis. Então, os preparos costumam ficar prontos em questão de minutos — e sem queimar.

Isso é crucial para a produtividade de restaurantes, especialmente se o movimento for grande. Dessa forma, garante-se uma saída constante de pratos da cozinha, sem que eles deixem de atender ao padrão de qualidade.

3. A versatilidade é uma das características do fogão industrial

Essa opção também está entre os equipamentos para restaurante essenciais devido à sua versatilidade. É possível encontrar fogões industriais com diversas características, como em relação às bocas. Há alternativas com 2 bocas, 4 bocas, 6 bocas e até 8 bocas. Alguns, inclusive, têm versões duplas.

Ainda há aqueles com alta ou baixa pressão de gás, o que muda a potência das chamas e suas características. Com a escolha do produto ideal, é possível atender às necessidades pontuais do negócio.

4. Os bons equipamentos industriais aumentam a segurança na cozinha

A presença do fogão industrial é essencial para garantir um nível elevado de segurança. Como ele é pensado especificamente para o uso com grande capacidade, diminui os riscos de acidentes por sobrecarga, por exemplo.

Também conta com registros reguladores individuais e tem espaço suficiente para o posicionamento das panelas. Somando isso às características do “corpo” do fogão, é possível garantir os melhores resultados durante o uso no restaurante.

Essa é uma vantagem de destaque porque protege tanto os colaboradores quanto a cozinha e a estrutura do restaurante. Com bastante previsibilidade no funcionamento, não há riscos de ocorrerem imprevistos.

O fogão industrial está entre os equipamentos industriais mais importantes para um restaurante graças às suas vantagens. Com uma escolha de qualidade e que seja adequada às suas exigências, é possível obter os melhores resultados.

Para fazer o seu negócio dar certo, aproveite e confira 3 dicas de empreendedorismo para donos de restaurante!