O segredo do sucesso de uma confeitaria vai além das boas receitas. É fundamental contar com uma estrutura completa, que ajude a dar vida às criações com um bom padrão de qualidade. Por isso, o ideal é contar com equipamentos industriais.

Eles oferecem controle, diminuem o consumo e até garantem produtividade. Com as alternativas certas — especialmente, no começo —, é possível executar todas as etapas com facilidade.

A seguir, veja quais são os equipamentos industriais que são indispensáveis em uma confeitaria!

1. A batedeira industrial apresenta capacidade e funções diferenciadas

O preparo das receitas é essencial nas receitas de confeitaria. A precisão de medidas, a atenção aos passos e a conquista da textura certa são etapas fundamentais. 

Para garantir bons resultados — e com produtividade —, é crucial recorrer à batedeira industrial.

A versão planetária é a mais famosa e aparece em diversas capacidades, como de 5 litros, 12 litros ou 18 litros. Ela conta com várias funções e velocidades e consegue preparar massas e outras misturas de forma adequada.

2. A amassadeira melhora os resultados das massas de confeitaria

Depois do preparo inicial da massa, é comum ter que trabalhá-la um pouco mais. Por isso, a amassadeira está entre os equipamentos industriais essenciais para a confeitaria.

Elas ajudam a obter a homogeneização da massa e servem para manter a leveza ou características específicas. Há diversos modelos, como a amassadeira espiral, a versão rápida e a opção semirrápida. Mais que garantir produtividade, esse item auxilia a obter resultados com bom padrão de qualidade.

3. O cilindro laminador está entre os equipamentos industriais indispensáveis

Ainda falando das massas, o cilindro laminador aparece como uma alternativa essencial. Ele serve, principalmente, para trabalhar e reduzir as espessuras das massas. 

Ele funciona com cilindros que giram em direções opostas e, assim, deixam as massas mais finas.

Inclusive, esse é um equipamento ideal tanto para massas folhadas quanto para o fondant de decoração, por exemplo. Há versões diversas, como o cilindro multiuso e o laminador de 7 kg.

4. A assadeira industrial ajuda a garantir o cozimento perfeito

A assadeira industrial também não deve ficar de fora da sua estrutura. Afinal, elas são resistentes, favorecem a distribuição de calor e fazem com que os produtos de confeitaria fiquem adequados.

A assadeira de biscoito, por exemplo, é diferente da forma para pão ou da alternativa com 5 tiras. Assim, é recomendado escolher a opção com as características adequadas para as suas produções.

5. O forno industrial está diretamente ligado ao sucesso das receitas

O forno industrial é uma alternativa indispensável para a maioria das receitas. Ele está entre os equipamentos industriais mais importantes porque é dele que dependem bolos, tortas, biscoitos, pães e várias outras preparações.

A versão industrial oferece controle, tem grande capacidade e entrega uma velocidade melhor, sem desconsiderar a qualidade. Você pode escolher o forno a gás de 5 esteiras, o forno a gás de 8 esteiras ou o forno a gás de 10 esteiras, por exemplo.

Da assadeira industrial ao forno industrial, uma boa confeitaria deve apresentar os recursos certos para dar vida às suas criações. 

Agora que já conhece os principais equipamentos industriais, basta escolher alternativas de qualidade e aproveitar seus benefícios!

Se quiser outras dicas e ficar sempre por dentro das novidades, assine a nossa newsletter e não perca nada!