Sabe aquela batata frita de restaurante, tão sequinha e crocante, que é quase impossível de reproduzir em casa? Diferente do que muitos acham, nem sempre o segredo está no tipo de batata, mas na maneira como ela é preparada. E, nesse quesito, a fritadeira elétrica sai disparadamente na frente.

Para quem preza pela qualidade dos preparos, ter uma fritadeira elétrica pode ajudar muito em casa e, principalmente, nos estabelecimentos comerciais — em que qualidade é um quesito obrigatório.

Existem diversos tipos de fritadeira elétrica que se adéquam a variadas necessidades comerciais e gastronômicas. Tem interesse em conhecê-los um pouco mais? Separamos alguns modelos para você. Confira!

Quais as vantagens de uma fritadeira elétrica?

Quando um empreendedor resolve comprar uma fritadeira para o seu negócio, basicamente precisa decidir entre o modelo a gás ou elétrico. E é sobre isso que vamos falar agora.

Então, se você busca um modelo que é simples de instalar, não exige nenhuma tubulação e nem causa preocupação com possíveis vazamentos de gás, considere uma fritadeira elétrica. Esta também é mais eficaz graças aos queimadores submersos no óleo, que garantem transferência de calor mais eficiente.

Em geral, ela confere ainda uma grande vantagem ao bolso porque é mais econômica do que uma a gás. Para fazer o cálculo é preciso levar em consideração as taxas de energia da sua cidade, já que variam de local para local. No entanto, as elétricas costumam oferecer melhor custo-benefício.

Outro ponto a favor desse equipamento em relação a um modelo a gás é a regulagem de temperatura muito mais precisa. Na prática, significa alimentos melhor preparados e com menos risco de queimar. Além disso, tem termostato, o qual garante que a temperatura se mantenha constante e impede o superaquecimento — logo, evita acidentes.

E não é só isso! As elétricas saem na frente por oferecerem manutenções mais baratas. Fora que costumam dar menos defeito do que as fritadeiras a gás, que podem sofrer problemas de entupimentos e desgastes conforme o uso.

Como você pôde ver, a fritadeira elétrica se mostra mais vantajosa em diversos quesitos. Só preste atenção ao seguinte: ela não é a melhor opção se o seu local de trabalho não tiver ponto de energia ou energia estável. Mas, se esse não é o seu caso, pode ser uma ótima aquisição.

Quais modelos são oferecidos no mercado?

Agora que você já entendeu o que uma fritadeira elétrica pode fazer pelo seu negócio, vamos, finalmente, aos modelos disponíveis no mercado!

Fritadeira a óleo

As fritadeiras a óleo são compactas e geralmente ficam em cima da bancada, o que economiza espaço na cozinha. Por esse motivo, são muito utilizadas principalmente em bares ou restaurantes que tenham demanda não tão alta.

Elas são disponibilizadas em diversos tamanhos e com opção de uma ou duas cubas. As de duas cubas são aconselhadas para quem precisa fritar vários alimentos ao mesmo tempo, principalmente para preparar frutos do mar. É que esse tipo de comida transfere seu sabor para o óleo e acaba interferindo no gosto de outras frituras que vierem depois.

Tacho de fritura

Todo mundo já viu um tacho de fritura na feira! É o queridinho dos pasteleiros, e não é por acaso. O formato arredondado do tacho favorece a fritura de pastéis e salgados porque permite uma melhor acomodação dos alimentos, além de garantir que tudo vai ser frito por igual.

Geralmente, os fabricantes oferecem dois modelos de tacho: o de bancada, ideal para quem trabalha em uma cozinha com bancada disponível; e o de pedestal, que fica apoiado diretamente no chão. Se você for ambulante ou feirante, investir na segunda opção pode ser uma boa!

Fritadeira água e óleo

Você não leu errado! Um dos modelos mais utilizados na indústria é a fritadeira água e óleo. Embora apresente a controvérsia combinação dos dois líquidos, esse modelo se destaca por oferecer uma ótima durabilidade do óleo de fritura.

Funciona assim: dentro da fritadeira devem ser colocados o óleo mais a quantidade de água e sal indicada pelo fabricante no manual de instrução. Em alguns minutos a água decanta e fica no fundo da cuba junto do sal, e serve como uma espécie de filtro que capta os resíduos das frituras.

Nada dá errado porque a água não entra em contato com a resistência e, por isso, não aquece. Nela, ficam apenas os resquícios de empanados e demais resíduos que os alimentam soltam, como a água que a batata frita libera ao ir para o óleo quente.

Com esse sistema, o óleo da fritadeira elétrica pode durar, em média, de 15 a 20 dias. Mas isso vai depender diretamente da quantidade de fritura feita por dia, além do tipo de alimento preparado.

Qual é a melhor forma de escolher uma fritadeira?

Com tanta informação sobre fritadeiras, difícil mesmo é decidir qual é a mais adequada para o seu negócio, certo? Aqui vão algumas dicas que vão auxiliar no seu processo de escolha.

Para garantir a melhor fritadeira, o principal é pensar em como é o seu estabelecimento e sua produtividade. O primeiro ponto a ser observado é a quantidade de alimentos fritos produzidos em média.

O mercado especializado oferece fritadeiras de vários tamanhos e capacidades, então é essencial avaliar a sua demanda de produção. Como já mencionado, se você só pretende fritar batatas, por exemplo, uma fritadeira de uma única cuba é o bastante.

Mas se tiver intenção de fritar diversos alimentos e, principalmente, peixes e outros frutos do mar, a de duas cubas pode ser a melhor opção, já que permite dois preparos independentes e simultâneos.

Quanto à capacidade de óleo, vai depender novamente da demanda do seu negócio. Quantos quilos de alimentos você frita por dia? Estão disponíveis fritadeiras de diversas capacidades, com até mais de 20 litros de óleo, por exemplo. Somente conhecendo sua produção você poderá definir a melhor opção.

Ao seguir as nossas dicas, fica mais fácil de escolher a fritadeira elétrica ideal, né? Um último detalhe muito importante é sempre comprar seus equipamentos em lojas de confiança, em que a qualidade dos produtos é garantida.

O que achou do artigo? Ainda ficou com alguma dúvida sobre a escolha de uma fritadeira? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!