A padaria é um empreendimento muito procurado pelos empresários, sabia? Isso porque, além do mercado de alimentação ser bem receptivo com os novos negócios, muitas pessoas não deixam de comprar seus pães quentinhos todas as manhãs, mesmo com as crises financeiras. Para ter sucesso, a dica é pensar em todos os detalhes, principalmente nos equipamentos para a padaria.

Os aparelhos e maquinários da cozinha são os mais urgentes para o lançamento de uma panificadora. Afinal, a qualidade e ritmo de produção dos pães da sua empresa determinarão diretamente o lucro obtido no fim do mês, certo?

Para você que deseja ter sua própria panificadora, separamos algumas dicas valiosas sobre o que se deve considerar na hora de comprar os primeiros equipamentos e, assim, dar os passos iniciais para a sua independência financeira! Ficou curioso? Então, continue a leitura!

Maquinário para cozinhar

Sem dúvida, os itens mais essenciais para o início do empreendimento são os da cozinha. Entender quais coisas você precisará adquirir é muito importante para ter uma visão realista de quanto a padaria vai custar.

É claro que algumas máquinas são secundárias e, embora agilizem os processos, podem deixar para serem adquiridas mais tarde, quando houver algum retorno financeiro. Em contrapartida, alguns equipamentos são indispensáveis. Veja quais são eles:

Amassadeira

Se tem algo que é muito produzido em uma padaria são as massas, não é? Pães doces, salgados, pizzas, salgadinhos… Praticamente tudo o que é feito em uma panificadora é feito de massa.

Só quem trabalha no ramo sabe o quanto pode ser difícil preparar essas receitas, sobretudo pelo esforço físico que é feito para misturar grandes quantidades. É aí que entra a importância de uma amassadeira.

Elas são máquinas que agilizam demais o processo de mexer as massas e torna o preparo muito mais homogêneo. A boa notícia é que existem alguns modelos diferentes de amassadeiras, que se adequam a todos os perfis de negócio.

Basicamente, o mercado especializado oferece três tipos: espiral, semirrápida e rápida.

O primeiro modelo é adequado para empreendimentos grandes, já que a amassadeira espiral consegue manipular uma maior quantidade de massa ao mesmo tempo. Ela também produz diversos tipos de alimento e garante o desenvolvimento do glúten.

A semirrápida é perfeita para quem procura um bom custo-benefício, e é ideal para padarias de pequeno ou grande porte. Seu diferencial é que, além de misturar, também sova a massa.

A amassadeira rápida, como se pode imaginar, permite que todos os ingredientes virem uma mistura lisinha e homogênea em uma velocidade superior das outras. Ela é bacana para quem já tem uma produtividade elevada de mercadorias.

Cilindro

Depois da massa devidamente pronta, é necessário cilindrar a massa o que faz com que as cadeias de glúten sejam esticadas e alinhadas, tornando a massa mais lisa e elástica.

Um cilindro de massa ajuda nessa missão e essa elasticidade irá capturar o gás carbônico liberado no processo de fermentação, formando bolsas de ar dentro da massa.

Isso permite que o pão cresça e tenha um miolo mais aerado. Uma sova mal feita vai gerar um pão massudo e pesado.

Forno

Agora que os pães já estão prontos, falta mesmo é irem para o forno, certo? Se tem uma máquina extremamente essencial em uma panificadora, é o forno. Uma padaria deve contar com os melhores fornos para que tudo fique pronto rápido, de forma econômica e com qualidade.

Há dois modelos que são utilizados nesses estabelecimentos: o forno de convecção e o lastro.

O primeiro também é conhecido como forno turbo, e é ideal para panificação porque serve para assar uma grande quantidade de massa de uma vez só, além de evitar a variação de temperatura interna. Assim, toda a comida assa igualmente.

Já o forno de lastro ainda não é muito popular por ser mais caro, embora ofereça maior precisão da temperatura, proporcionando pontos específicos de cozimento. Ele também tem câmara individuais, com controles independentes.

Equipamentos para conservar

Tão importante quanto produzir os alimentos, é ter certeza de que tudo ficará muito bem conservado até o momento do consumo. Para isso, é necessário adquirir também equipamento para padaria que preservará a comida. Conheça alguns nos próximos tópicos!

Freezer e geladeira

Muitos produtos de uma padaria precisam ser conservados na geladeira para durarem mais tempo. Além disso, alguns ingredientes e matérias-primas também precisam ser mantidos em locais bem frios, para não perderem suas propriedades ou até mesmo estragarem.

Para assegurar que todos os alimentos terão alto padrão de qualidade e permanecerão frescos até à mesa dos clientes, não deixe de investir nas geladeiras e freezer comerciais.

Se for possível, adquira mais de um. Assim, você conseguirá organizar e separar os ingredientes que não devem se misturar. Uma boa dica é investir em modelos tanto horizontais quanto verticais, para poder armazenar os mais variados tamanhos de produtos.

Itens para expor

Depois de tudo preparado da melhor forma e com todo o cuidado e carinho, é hora de finalmente exibir aos seus clientes o que sua padaria tem de melhor: as comidas.

Nesse momento, é fundamental ter bons expositores, que deixem todos os produtos à mostra e, ao mesmo tempo, conservem os itens. Só assim você conseguirá repassar aos outros todo o potencial do seu negócio. Veja a dica:

Balcões

Os balcões de padaria são super tradicionais e cumprem bem o papel de expositor de mercadorias. Escolha modelos que valorizem seus produtos e que também harmonizem a loja. Afinal, eles também integram a decoração.

Há modelos altos, como estantes, que oferecem muito espaço para guardar embalagens de pães já prontas para a venda. O próprio cliente pode escolher e pegar o produto. Tem ainda os balcões refrigerados, que são indispensáveis para manter bebidas, sobremesas e demais alimentos que devem ser consumidos gelados.

Como vimos, são realmente muitos os detalhes na hora de escolher equipamento para padaria. Para a cozinha, é primordial adquirir os usados para cozinhar, como forno e amassadeira, para conservar, as geladeiras, e, para expor, os balcões. Com esses itens, certamente seu negócio vai decolar muito mais rápido.

Achou esse artigo útil? Então, que tal receber mais conteúdos como esse diretamente na sua caixa de e-mails? Assine nossa newsletter!