Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, adotar estratégias que diferenciem seu negócio da concorrência é fundamental para conquistar e fidelizar consumidores. De fato, um dos pontos essenciais para a sobrevivência e a expansão de uma empresa é a manutenção da qualidade de atendimento ao cliente.

Nos dias atuais, as pessoas estão buscando por experiências de consumo cada vez mais completas. Elas prezam por um atendimento diferenciado e, com isso, as companhias devem construir um bom relacionamento tanto no momento da negociação quanto no pós-venda.

Ou seja: o atendimento ao público faz toda a diferença na hora de concluir a venda, garantindo a satisfação das pessoas. Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar a importância de se oferecer um atendimento ao cliente de qualidade. Continue a leitura e confira!

Quais são os benefícios de se investir na qualidade de atendimento ao cliente?

Dentre os diversos benefícios relacionados à prestação de um bom atendimento, podemos destacar a fidelização de clientes e o aumento da credibilidade da empresa. Um consumidor que é bem atendido torna-se satisfeito. E ele fará uma propaganda positiva do produto ou serviço que você oferece.

Fidelização do público

A atração e a retenção de clientes são fatores essenciais para o crescimento de qualquer negócio. Quando seu estabelecimento é reconhecido pelo bom atendimento prestado ao público, a chance de conquistar um novo consumidor aumenta de modo significativo.

Se a pessoa fica satisfeita com o atendimento oferecido, ela provavelmente se mantém fiel à sua marca. Logo, a empresa pode gerar um fluxo constante de novos clientes.

Mas, além de atrair novos públicos, é fundamental garantir que os atuais clientes mantenham-se fiéis aos produtos ou serviços. Por certo, o gasto com a conquista de um consumidor é bem maior do que aquele necessário para manter alguém que já consome com sua marca.

Caso o público atual esteja satisfeito, sua empresa terá uma importante base de clientes fiéis, que podem recomendá-la para amigos e familiares.

Aumento da credibilidade

Outro ponto de grande importância para um negócio é a credibilidade que ele tem junto ao mercado. Um empreendimento que oferece um atendimento de qualidade conquista a confiança dos consumidores e, consequentemente, garante que façam propaganda positiva a seu respeito a outras pessoas.

Ou seja: um cliente que fica satisfeito com o suporte recebido pode gerar uma publicidade gratuita para seu negócio. Do mesmo modo, um bom atendimento garante boas referências à empresa e, ainda, evita que os consumidores façam um boca a boca negativo.

Caso a pessoa não se sinta satisfeita, os resultados podem ser muito ruins para sua companhia.  Além de possivelmente perder um cliente, a propaganda negativa que um consumidor insatisfeito pode fazer é capaz manchar a imagem de seu estabelecimento, fazendo com que possíveis clientes deixem de experimentar seu produto ou serviço.

Como ter um bom relacionamento com o consumidor?

Depois de apresentarmos dois dos principais benefícios de se atender ao público da melhor forma possível, vamos dar algumas dicas para que você tenha um bom relacionamento com o cliente. Acompanhe!

Aprimore os canais de atendimento

Uma das formas de se investir na qualidade do atendimento ao cliente é buscar aprimorar os canais de comunicação. Além dos meios tradicionais, como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) disponibilizado por telefone fixo, as empresas devem atentar às plataformas criadas a partir da evolução tecnológica.

Em um mundo cada vez mais conectado, a internet passou a protagonizar as relações de consumo. Desse modo, é de vital importância que as organizações invistam no relacionamento e no suporte ao público em meio digital.

Enquanto a atuação nas redes sociais ajuda no engajamento dos consumidores com sua marca, o chat online facilita o diálogo com o cliente. E, para garantir ainda mais agilidade à comunicação, há os aplicativos de mensagens voltados ao mundo dos negócios, como o recém-lançado WhatsApp Business.

Demonstre competência

Todo cliente quer ser atendido por funcionários que cumpram o que ele deseja. Caso almeje realizar uma compra junto à sua empresa e tenha alguma dúvida quanto ao produto que quer adquirir, garanta que todas as suas indagações sejam corretamente sanadas. Isso aumenta a probabilidade de que a compra, de fato, se concretize.

Se um consumidor resolver fazer uma reclamação sobre algum produto ou serviço oferecido por sua empresa, ouça tudo o que ele tem a dizer e busque oferecer a melhor solução possível. Um bom atendimento pode transformar uma pessoa inicialmente irritada em um cliente que voltará a adquirir seus produtos.

Valorize a relação com o cliente

É extremamente importante valorizar a relação da empresa com o cliente. Ela se inicia quando o consumidor está procurando pela melhor companhia para adquirir um produto, passa pelo momento em que a aquisição é confirmada e se estende ao pós-venda, quando a pessoa fornece feedbacks muito importantes.

Dê aos consumidores a atenção de que necessitam. Mostre, desde o primeiro contato, que o cliente está falando com alguém que, de fato, se preocupa com ele e buscará, na medida do possível, solucionar seus problemas.

Nesse sentido, é importante ter empatia em relação ao público. O ideal é buscar solucionar todas as questões levantadas por ele do modo mais eficiente possível.

Supere as expectativas

No final das contas, uma empresa deve procurar superar as expectativas inicialmente levantadas pelos consumidores. Portanto, ao atendê-los, deixe-os encantados, indo além do básico. Surpreender positivamente uma pessoa quanto a seus produtos pode fazer com que ela se torne uma cliente fiel à sua marca.

Entregar mais do que se espera também é um diferencial para as companhias que atuam em mercados com grande competição. Caso os serviços ofertados por você e seus concorrentes sejam similares quanto às características e o preço cobrado, o atendimento prestado ao consumidor é capaz de criar uma vantagem competitiva para seu negócio.

Pronto! Agora já sabemos o quanto a qualidade de atendimento ao cliente é importante para sua empresa. Além disso, você conferiu diversas dicas para ter um bom relacionamento com o público.

Então, vamos interagir? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências com a gente!