Ter o próprio restaurante é o sonho de consumo de muitos empreendedores, certo? Ter autonomia, ser o próprio chefe, organizar a rotina de trabalho do seu jeito e ainda ganhar dinheiro com o que se ama são grandes motivos para investir no negócio. E essa ideia pode ser realmente muito boa, desde que tudo seja feito com o planejamento adequado. Por isso, é muito importante entender como abrir um restaurante.

Como tudo na vida, se programar é sempre o melhor caminho. E no caso de um restaurante, não é diferente. Diversos fatores devem ser observados, como os documentos necessários, o tipo de restaurante, o melhor lugar para abrir a loja etc. Se o seu sonho também é abrir um restaurante, continue a leitura deste artigo e confira as dicas para obter sucesso.

Prepare toda documentação necessária

Para investir em um negócio, é preciso começar do zero. Por isso, é muito importante você estar ciente de toda a parte burocrática que terá que enfrentar. No caso de um restaurante, existem normas que regulam o estabelecimento em diversos aspectos, como higiene, segurança e qualidade alimentar, gestão de resíduos, entre outras.

Mas antes disso, é preciso se cadastrar na Junta Comercial do estado, criar um CNPJ, conseguir um alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária e Anvisa e ainda obter a permissão da Prefeitura Municipal para abrir o estabelecimento. Ufa! Ajustar toda essa papelada não é tão simples assim, por isso, o ideal é contratar os serviços de um contador e até de um engenheiro para pensar na parte estrutural do negócio.

Escolha um local e conheça seus concorrentes

Fazer a pesquisa de mercado é fundamental para obter sucesso no novo investimento. Definir o lugar certo para a loja, conhecer seus futuros concorrentes, entender o comportamento de seus clientes em potencial — tudo precisa ser precisamente planejado. Aqui, o objetivo é alinhar seus desejos às expectativas dos consumidores.

Esse processo também está diretamente ligado à escolha do lugar ideal para sua loja, já que isso influencia muito no faturamento no fim do mês. Opte por uma região com grande fluxo de pessoas e garanta que sua loja seja de fácil acesso e visualização. Pensar se seus clientes terão onde estacionar, por exemplo, também pode ser um belo diferencial.

Defina seu público-alvo

Outro aspecto muito relevante na hora de definir o espaço para seu restaurante é levar em conta seu público-alvo. Escolha para quem você quer vender e trace o perfil desse grupo. Qual é a renda dessas pessoas? Quais são seus hábitos? Que tipo de comida preferem?

Depois de estabelecer essas questões, fica mais fácil escolher a melhor localidade e, até mesmo, que tipo de restaurante abrir. Afinal, existe uma infinidade de opções, e, além de considerar a sua afinidade com cada cozinha, também é preciso levar as questões mercadológicas em conta. É justamente disso que vamos falar logo abaixo.

Apure o tipo de restaurante ideal para você

Saber qual ramo alimentício você vai seguir também é parte fundamental do planejamento. É interessante alinhar sua afinidade culinária com o tipo de comida que seus clientes procuram. Afinal, existem restaurantes finíssimos e também mais informais, basta você definir o melhor tipo para você. Veja algumas opções abaixo:

Restaurante self-service

Os estabelecimentos desse tipo são mais populares e costumam oferecer comidas mais simples e baratas. Podem ser uma ótima opção de negócio em centros comerciais, em que muitos trabalhadores saem para almoçar fora. Há ainda a vantagem de que os próprios clientes se servem, assim há uma economia quanto à mão de obra de funcionários.

Restaurante estilo fast food

Os já conhecidos fast food são uma opção quase certeira de sucesso, já que os restaurantes já têm um nome e qualidade conhecidos. Além disso, é o tipo de estabelecimento mais popular do mundo e conquista pela praticidade e rapidez dos preparos. É o queridinho dos jovens, mas também atrai o público mais velho.

Restaurante gourmet

Com a onda da gourmetização das coisas, um restaurante gourmet também pode ser uma boa pedida. No entanto, é preciso considerar a disponibilidade financeira do investimento, já que são considerados restaurantes de luxo. Será necessário contratar um chef de renome e cobrar mais caro pelos pratos, por isso, estude bem seu público-alvo e veja se essa é a melhor opção.

Compre os equipamentos certos

Para que a sua cozinha seja capaz de oferecer os melhores pratos e para que seu restaurante proporcione conforto, invista nos maquinários, móveis e equipamentos certos. Mas antes, estabeleça prioridades: alguns itens podem ser comprados mais tarde, quando o restaurante já estiver dando algum retorno financeiro.

Mesmo assim, não tem jeito: você vai precisar investir em fogões, chapas bifeteirasgeladeiras, fritadeiras, liquidificadores industriais, processadores de alimentos e diversos outros itens que vão garantir agilidade e qualidade nos processos.

Além do equipamento de cozinha, diversos outros móveis são necessários. Para o salão, invista em mesas e cadeiras de boa qualidade, para que durem bastante tempo. Para a área do caixa, é importante a instalação de computadores, impressora fiscal e telefone, por exemplo.

Invista na divulgação de seu novo restaurante

Depois de descobrir como abrir um restaurante da melhor forma, é hora de mostrar para o mundo o seu grande feito. Afinal, as pessoas precisam saber da existência de seu restaurante para terem curiosidade de visitá-lo. Chegou então a hora de investir na divulgação.

Faça bom uso das redes sociais e crie uma página do seu negócio no Facebook e Instagram, por exemplo. Atente-se para preencher corretamente todos os dados, informando telefones, endereço e cardápio. Outra dica é investir em fotos profissionais de seus pratos, afinal, uma imagem fala mais que mil palavras!

Aposte também na divulgação boca a boca, que ainda é a mais forte que existe. Se todos os pratos forem feitos com carinho e qualidade, seus clientes serão seus divulgadores mais fiéis e indicarão o restaurante para amigos. Assim, em pouco tempo todos conhecerão o seu negócio.

Como vimos acima, a abertura de um restaurante precisa de muito planejamento. Antes de iniciar essa aventura, certifique-se de ponderar os prós e contras e leve em consideração todos as dificuldades que pode encontrar e a importância da elaboração de um plano. Desse jeito, vai ser mais fácil entender como abrir um restaurante e garantir sucesso total!

Agora que você já conferiu todas as dicas, que tal permitir que outros amigos também aprendam como abrir um restaurante da melhor forma? Então, compartilhe este post nas redes sociais!