A logística de supermercado é uma das peças mais importantes para o sucesso de um negócio desse ramo.

Ela envolve diversas questões, como a compra nos fornecedores, a entrega por essas empresas e a consequente venda para o público. 

O controle de estoque de supermercado também é essencial para que seja possível alcançar bons resultados. Esses assuntos estão diretamente relacionados e o ideal é conhecer qual é a ligação entre eles. 

Assim, fica mais fácil entender por que a atenção logística faz tanta diferença no desempenho. A seguir, veja o que torna a logística de supermercado tão relevante para o estoque e tire a suas dúvidas!

Os bons cuidados evitam o desperdício de alimentos

Um dos pontos mais importantes é a execução correta da logística permite que o supermercado consiga controlar a entrada e a saída de produtos do estoque. Como a maioria dos itens tem prazo de validade, é uma forma de garantir a disponibilidade nas gôndolas dentro de um tempo hábil.

Na prática, o cuidado certo evita que ocorram desperdícios quanto ao estoque de supermercado. Com maior controle do giro, das entradas e das saídas, é possível reconhecer quais são os itens que estão prestes a vencer e que precisam de ações pontuais para consolidar as vendas.

A logística de supermercado previne o desabastecimento

Também é importante pensar que o cuidado logístico ajuda a evitar a chamada ruptura de estoque do supermercado. Basicamente, isso ocorre quando um determinado produto não está disponível na hora em que o cliente deseja fazer a compra.

Graças à atuação logística com pegada estratégica, é possível prever a demanda e definir corretamente o momento de realizar novos pedidos com os fornecedores. Assim, fica mais fácil evitar o desabastecimento, o que leva à perda de oportunidades que já estavam consolidadas.

O estoque de supermercado poderá ser dimensionado corretamente

Também é importante dar atenção à questão do tamanho incorreto de estoque — especialmente, quando ele é superdimensionado. É o que ocorre quando a gestão decide fazer compras acima da demanda real. 

A logística de supermercado correta pode evitar um problema do tipo. Basicamente, por meio de um bom planejamento e de contratos efetivos com os fornecedores torna-se reverter a situação. Dessa maneira, há mais chances de ter um estoque nos níveis adequados.

A atuação pode até aumentar o nível de competitividade

Não menos importante, a logística de supermercado afeta o posicionamento do negócio. A forma como é capaz de atrair novas oportunidades. Os impactos sobre o estoque se propagam para a experiência de cliente e, portanto, para o modo como a marca é vista.

Um estoque com os níveis adequados permite que as pessoas encontrem o que desejam. Oferecendo produtos dentro do prazo de validade. Tudo isso ajuda a garantir a satisfação por parte de quem compra, o que diferencia o negócio de diversos concorrentes.

A logística afeta diretamente o estoque de supermercado e também as vendas, o controle financeiro e a competitividade.

Com a definição de processos otimizados nesse sentido, é possível fazer com que o negócio consolide o melhor desempenho com as operações do dia a dia.

Como isso tem tudo a ver com os resultados, aproveite para conferir 5 dicas para acertar na gestão de pequena empresa!