Administrar uma empresa não é nada fácil, certo? É preciso atentar para diversas questões, como o ritmo de produtividade, por exemplo. No ramo alimentício, diversos equipamentos podem ajudar na velocidade do trabalho, como é o caso da masseira. Se você precisa de ajuda para misturar massas, precisa conferir os tipos de amassadeiras — nome como a máquina também é conhecida.

As amassadeiras podem ser verdadeiras facilitadoras na rotina de trabalho de padarias, pizzarias e restaurantes. Isso porque, permitem que se produza muito mais em menos tempo e ainda garantem resultados padronizados. No entanto, existem alguns tipos disponíveis no mercado e é importante saber qual modelo é ideal para seu negócio.

Por isso, continue a leitura do artigo e confira!

Os pontos a serem ponderados para escolher uma amassadeira

Investir em maquinário nem sempre é algo simples para os empreendedores, principalmente para aqueles que ainda estão no começo da carreira. A notícia boa é que existem diferentes tipos de amassadeiras, que combinam com diversos perfis de estabelecimento e bolsos.

Então, antes de escolher uma máquina nova, mentalize qual é o seu objetivo com ela. Mas, para isso, não esqueça de levar em conta alguns fatores, como o tamanho do seu empreendimento, a demanda de produção diária, a perspectiva de crescimento, e o mais importante: a possibilidade de investimento.

É claro que, inicialmente, muitas vezes é necessário priorizar alguns investimentos e deixar outros em segundo plano. Mas tenha em mente que hora ou outra seu negócio exigirá algumas melhorias. Agora que você já sabe o que ter em mente, vamos aos tipos de amassadeiras!

Os principais tipos de amassadeiras oferecidos no mercado

Basicamente, hoje em dia o mercado especializado oferece 3 modelos de masseiras, que são os mais utilizados nos estabelecimentos do ramo alimentício. Descubra quais são: 

Espiral

O modelo de amassadeira espiral é o mais encontrado em padarias e pizzarias por serem excelentes para misturar massas de pães e pizzas. Ela é capaz de misturar os ingredientes com cuidado e de desenvolver o glúten da massa. Mesmo assim, é um equipamento muito versátil que consegue produzir diversos outros tipos de alimentos.

O grande diferencial desse modelo é que seu funcionamento se dá pela movimento giratório simultâneo da caldeira e do gancho espiral. Assim, o equipamento é capaz de trabalhar apenas uma porção da massa, o que garante baixo aquecimento e, consequentemente, uma mistura mais lisa e homogênea.

Esse tipo é o ideal para empresários e empreendedores que administram negócios grandes, com larga escala de produção, já que a amassadeira espiral é ótima para trabalhar grandes quantidades de massa. Se você tem uma cozinha industrial, uma padaria ou uma pizzaria, por exemplo, invista sem medo!

Semirrápida

A amassadeira semirrápida, que também é conhecida como basculante, é uma ótima opção para quem trabalha com tipos de massas variadas, como salgados, pastéis, panquecas, biscoitos, macarrão, etc. Para isso, ela tanto mistura quanto sova as massas.

Essa amassadeira garante um trabalho parecido com o manual, mas, graças às suas pás misturadoras, todo o processo é feito muito mais rápido e de maneira uniforme. Ao utilizá-la é preciso primeiro colocar os ingredientes sólidos, e depois os líquidos. Assim, a massa fica perfeita!

As masseiras basculantes são ideais para pequenos e grandes empreendedores e podem ser usadas desde por profissionais que trabalham em casa até em lanchonetes e restaurantes. Elas também são ótimas para produzir de forma ágil, garantindo o melhor custo-benefício.

Rápida

Já a amassadeira rápida, como o nome já sugere, garante que as massas cheguem no ponto perfeito em uma velocidade superior, se comparada aos outros modelos do equipamento. Elas são fáceis de manusear e trabalham com quantidade média ou pequena de massa.

Ela funciona por meio do movimento de seu batedor, enquanto o tacho fica fixo. Além disso, diferente dos outros modelos já mencionados, o batedor da masseira rápida fica localizado no fundo do tacho.

Esse é o modelo ideal para quem precisa de agilidade para trabalhar com diferentes tipos de massa de pão, mas que utiliza quantidades menores de mistura, ou que trabalhem cada parte da massa de uma vez.

As vantagens de adquirir uma amassadeira

Neste momento, você pode estar se perguntando se a compra de uma amassadeira realmente será vantajosa no seu caso. Para ajudar a resolver essa questão, separamos alguns benefícios a rápido e longo prazo que esse investimento trará para a sua empresa.

Primeiro, assim como já ficou evidente, você vai conseguir produzir muito mais produtos com uma quantidade de tempo menor e ainda vai garantir produtos padronizados. E isso pode impactar diretamente nos lucros do negócio. Além disso, com mais tempo sobrando, fica fácil ampliar seu cardápio e oferecer mais opções para seus clientes.

Outro benefício, que também pode ser considerado uma prevenção, é que você garante a saúde de seus funcionários — ou a sua própria. Afinal, já imaginou o quanto pode ser cansativo misturar na mão quilos e quilos de massa? Do ponto de vista do empregador, esse é um fato a ser levado em consideração, até mesmo por questões legais.

Se você é um empregador, precisa garantir condições ideais de trabalho para os empregados para que os riscos ergonômicos sejam minimizados. Esses são fatores que influenciam as características físicas ou psicológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde, podendo até causar acidentes de trabalho.

Os benefícios de optar pela qualidade

Se você optar por comprar uma amassadeira para sua loja, também precisará se atentar para alguns outros detalhes técnicos e que estão muito ligados à qualidade do equipamento. Prefira máquinas de material apropriado, como aço inox ou aço-carbono. Sempre que possível, opte também por equipamentos bivolts, que garantem fácil adaptação em qualquer tipo de cozinha.

Outro ponto a ser observado é a forma de higienização do aparelho. A limpeza de restaurantes e cozinhas no geral é regulamentada por uma série de instituições. Por isso, você não vai querer uma amassadeira que seja difícil de limpar. Lembre-se também de checar onde fica a parte elétrica do equipamento, que são as peças que não devem ser molhadas.

Para facilitar todo esse processo, é interessante pesquisar previamente sobre cada modelo de amassadeira e ler as avaliações dos compradores. Também procure empresas qualificadas e especializadas em fornecer esses tipos de máquinas. Assim, os riscos de arrependimento são bem menores.

Como pudemos perceber, investir em uma amassadeira é muito mais do que apenas comprar um novo equipamento, pode também significar muito mais praticidade para a rotina de trabalho. Além disso, são diversos os tipos de amassadeiras e, certamente, você deve escolher o ideal para o seu negócio.

E então, já resolveu qual modelo de masseira você vai escolher? Se ainda restaram dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!